segunda-feira, 14 de julho de 2008

MEDITAÇÃO

O estilo de vida que levamos é um fator de grande importância para a nossa saúde, pois está diretamente relacionado aos níveis de estresse. Para termos o controle do estresse podemos lançar mão de várias técnicas, dentre elas a meditação.
Conforme publicado em “O Estado de São Paulo”, em fevereiro, a agência do governo dos EUA responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconheceu formalmente a meditação como prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional. Em maio, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o País.
Nas empresas essa iniciativa também já vem sendo adotada como forma de melhorar o ambiente de trabalho, a capacidade de concentração, os relacionamentos interpessoais, a produtividade e, conseqüentemente, os resultados alcançados.
Meditar é aquietar a mente, o que possibilita a reorganização dos pensamentos e o restabelecimento do equilíbrio físico e mental. Essa prática milenar estabiliza a produção hormonal, trazendo impacto direto à nossa saúde. Serve para prevenir doenças, tornando-nos mais resistentes.
Alguns minutos de paz, diariamente, têm o poder de nos fortalecer frente aos desafios e adversidades a que estamos expostos todo o tempo. E, o mais importante, é uma técnica que não tem contra-indicação ou efeitos colaterais, é de fácil aplicação e sem custo.
Aurea Magalhães
grupopsicon@grupopsicon.com.br

Nenhum comentário: