quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

A HORA É AGORA.........

Buscamos a todo momento o amanhã. Talvez porque temos a necessidade de controlar sempre tudo, acreditando assim, que teremos uma vida melhor.
Estamos sempre somando anos à nossa vida e nunca vida aos nossos anos, sempre correndo e sentindo pouco cada momento vivido.
Sofremos por suposições e hipóteses que levantamos muitas vezes por nos apegarmos aos nossos medos e inseguranças.
Damos muita importância a grandes acontecimentos e pouca atenção aos pequenos, mas esquecemos que os grandes muitas vezes advêm da soma dos menores.
Desgostamos de uma pessoa por uma colocação que a mesma tenha feito e que não nos tenha agradado. Aprendemos assim a generalizar, vendo apenas o todo, as partes não importam, pois estamos com muita pressa de seguirmos adiante.
Hoje o que mais se escuta é: “ Eu não tenho tempo...”
Para que tanta pressa? para ter mais tempo? Mais tempo para que? Para nos afinizar com as informações virtuais, com a velocidade da bolsa de valores, com o cansaço provocado pela avalanche de informações que chegam via jornais, revistas, rádio, TV...
E nosso corpo será que nos acompanha? Por causa desta aceleração, desenvolvemos doenças ou sintomas como: Depressão, taquicardia, apnéia, insônia, ansiedade, síndrome do pânico... Todas estas decorrentes do estresse excessivo do dia a dia.
O estresse emocional e social, decorrentes de ameaças aos nossos egos, a nossa auto–importância, que também não devem ser esquecidos.
Se pararmos para viver cada minuto sem deixar nossa mente viajar, recebemos este momento como um presente e nos doamos por inteiro, assim estabelecemos uma troca, onde vivo o agora e não passo apenas por ele.
Estamos sempre correndo, mas nem sabemos de fato para onde e como queremos ir.
Já nos dizia Dalai Lama “Só existem dois dias do ano sobre os quais nada pode ser feito. Um deles se chama ontem e o outro amanhã. Portanto hoje é o dia certo para você amar, sonhar, ousar, produzir e acima de tudo, acreditar..."
Talvez possamos começar nos dando apenas alguns minutos do nosso dia de presente. Pois o presente como o nome já diz é um presente.
Só vivendo o hoje com qualidade, construiremos o amanhã com o mesmo valor.
Silvia Ligabue
Psicóloga e Consultora em Programas de Qualidade de Vida para Empresas
Tel. 51824544
ligabue@grupopsicon.com.br

Nenhum comentário: