segunda-feira, 3 de outubro de 2011

O movimento humano

O ser humano está em constante movimento. Se o corpo não é bom, o movimento não é bom. Estamos sempre nos movimentando numa criação contínua de movimentos únicos, visto que um mesmo gesto não se repete duas vezes de uma mesma forma.
Qualquer ser vivo move-se, mas, o mover-se de um ser humano é único, é pessoal, é expressivo. O mover-se exterioriza nossa personalidade, nossos sentimentos e até nossas intenções. Vida é mover-se e movimento é existência.
O equipamento neuro–ósteo–muscular que nos move é o sistema mais versátil e perfeito. A capacidade de se tensionar, com sentido e direção nos traz o movimento. E esse sistema é primordial para que se tenha o equilíbrio e o enrijecimento corporal bem distribuído para que qualquer gesto ou movimento menor possa ser bem executado.
Mas para que haja uma boa execução de movimento, é necessário que haja uma amplitude de movimento normal. Dessa forma podemos realizar qualquer tarefa do dia a dia de maneira fácil e agradável, caso contrário haverá uma instabilidade do sistema muscular podendo acarretar em lesão, dor e compensações posturais.
O estilo de vida pouco ativo e a falta de exercícios específicos evita a execução ampla dos movimentos, diminuindo a flexibilidade. Para haver uma mobilidade adequada dos tecidos precisamos aliar a manobra terapêutica do alongamento, com o fortalecimento de cadeias musculares que proporcionam nosso equilíbrio mais interno! De acordo com Iyengar, o corpo é o principal instrumento de obtenção, se este está debilitado pela falta de saúde, o indivíduo não consegue ir adiante deixando a mente agitada ou vagarosamente inerte e a concentração torna-se impossível.
Portanto lembrem-se; o corpo é o que nos move, mas a mente é que nos direciona!

Mariana Cariotta
Professora de Pilates
Agendamento prévio pelo tel. 11 2865-4845

Nenhum comentário: