terça-feira, 12 de julho de 2011

DESAPEGO UMA ATITUDE A SEU FAVOR


Você acredita que um dia precisará de objetos, roupas, calçados, e por isto não se desprende deles, por medo de não mais adquiri-los?

E o seu dinheiro, você guarda tudo, pois não se convence que poderá conquistá-lo no futuro?

E sentimentos negativos, como raiva, mágoa, medo, tristeza você mantém dentro de você?

Já pensou que para que possamos ter novas coisas ou oportunidades em nossa vida, precisamos de um espaço vazio, seja dentro de nós, de nossa casa e etc...

A prosperidade só faz parte de nossa vida, se existir este espaço e se focarmos as soluções de nossas dificuldades e não o problema em si.

Jogue fora o inútil que existe dentro de você e em sua vida, para que possa prosperar.

Objetos e emoções negativas guardados paralisam sua vida. Guardamos por medo da escassez.

E quando acreditamos que há falta, não acreditamos em nosso potencial de realização.

Problemas e sofrimentos são inerentes a vida humana, agora, buscar as soluções da melhor forma possível é uma escolha.

Podemos pensar ainda que tudo é impermanente em nossa vida e já que é inevitável esta condição, porque não vivermos os altos e baixos com mais tranqüilidade e mais presentes no aqui e agora? Afinal tudo passa, tudo está em um fluxo constante.

Esta afirmação há tempos está presente nos pensamentos abaixo.

Heráclito (pensador pré-socrático, 540 a.c - 470 a.c) diz: "Tudo flui (panta rei), nada persiste, nem permanece o mesmo". “Tudo passa, tudo flui. Panta re, panta corei.”

Segundo a filosofia budista (VI e IV a.c): “Mudar a todo o momento mostra a natureza impermanente de nosso próprio corpo, mente e vida. Esta impermanência que temos de enfrentar é inevitável.” (ensinamentos fundamentais do budismo Ch’an)

O Desapego nos traz liberdade, e a sensação que somos donos de nossas próprias vidas, autores, e a construímos conforme nossas necessidades e desejos.

A vida nos trará situações para que aprendamos a nos desapegar e para que compreendamos a importância constante desta prática.

A insistência em não contarmos os vínculos com o que é nocivo em nossas vidas, nos leva a não prosperarmos e a acreditarmos que não somos merecedores.

Se alegrias e bons momentos são passageiros, o sofrimento também segue o mesmo curso, ele também é uma situação de impermanência. Logo, desapegar-se dos momentos ruins com a certeza que podemos direcionar nossa vida para o melhor, também nos possibilitará novas formas e maior constância de vivermos com mais qualidade de vida e bem estar.

Silvia Ligabue

Psicóloga Clinica e Coaching em Bem estar

ligabue@grupopsicon.com.br

11 2865-4845/ 9129-6351

2 comentários:

Renata Arantes Villela disse...

concordo plenamente.

Cristina disse...

Vamos praticar o desapego!!!