sexta-feira, 22 de abril de 2011

Terapia Cognitiva


A terapia cognitiva é baseada no modelo cognitivo o qual acredita que o que determina as emoções e o comportamento de uma pessoa é o modo como ela interpreta as situações vividas, ou melhor, como ela estrutura o mundo.
Esta terapia visa corrigir padrões distorcidos de pensamentos e comportamentos, fazendo com que os clientes passem a questionar os pensamentos e desafiá-los.
É uma psicoterapia que tem demonstrado grande êxito, nos tratamentos de várias patologias clínicas: depressão, transtornos de ansiedade (síndrome do pânico e agorafobia), compulsões, obsessões, dependência química, problemas de casais (problemas de comunicação, sexuais e de relacionamento) entre outros.
Tem como objetivo levantar hipóteses de como cada indivíduo construiu sua realidade e com isto analisar padrões de pensamentos geradores de crenças que, se disfuncionais ou inadequadas, causam conflitos para a pessoa gerando sofrimento.
Esta Terapia foi desenvolvida por Aaron Beck, na década de 60, na Universidade da Pensilvânia, através de sua experiência clínica com pacientes depressivos.
Existem hoje aproximadamente 25 tipos de Terapias Cognitivas no Mundo.

A Terapia Cognitiva de base construtivista

Para o construtivismo os significados não advêm somente das crenças e dos juízos de valores e sim da construção que fazemos da nossa realidade através daquilo que sentimos. Ou seja, nosso mundo interno é fruto daquilo que sentimos e pensamos.
A psicoterapia construtivista, desta forma, procura entender e ampliar os padrões de significados emocionais, pois não acredita que em um primeiro momento sejam estes os agentes que levam o indivíduo ao sofrimento emocional.
Diferentemente das visões tradicionais da Terapia Cognitiva, nas quais pensamentos inadequados nos levam a emoções disfuncionais; para o construtivismo nossas emoções determinam a formação de significado que damos às situações vividas, pois é a partir delas que criamos e percebemos nossa realidade.

Silvia Ligabue
Psicoterapeuta
ligabue@grupopsicon.com.br

Nenhum comentário: