sábado, 7 de novembro de 2009

Ter atitude para ter qualidade de vida!


Qualidade de vida e bem estar são temas cada vez mais abordados pelas empresas, na mídia e pelas pessoas que refletem seus valores em relação a vida.
A expectativa de vida do brasileiro, em 2050, será de 81,29 anos, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os fatores responsáveis pelo envelhecimento de um país são a baixa taxa de fertilidade (pelo baixo número de filhos dos casais modernos) e aumento da longevidade (maior descoberta de doenças, seus devidos tratamentos e melhora na qualidade de vida).
O maior desafio que enfrentamos para obtermos qualidade de vida é a mudança dos maus hábitos.
Os hábitos saudáveis devem ser transformados em valor pessoal.
Bem estar é uma forma consciente de pensar. É fazer a escolha e assumir responsabilidade por uma qualidade de vida, é mais do que ter saúde.
Para que isto ocorra é necessário que as pessoas, não foquem só o trabalho, atente-se a sua vida social, façam atividade física, busquem atividades culturais, entre outros.
Que seu equilíbrio físico, emocional e social seja um objetivo a ser alcançado.
Devemos acreditar que é possível esta mudança, desde que a desejamos. É preciso optar por viver melhor e trabalhar nesta direção.
Se temos como essencial viver muito e viver bem, não há por que postergar os cuidados com os fatores fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
Talvez devemos não repetir o que a musica dos titãs no faz pensar... Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr...
No livro “A Última Grande geração”, Mitch Albom, nos ínsita a uma reflexão que pode nos auxiliar, nos diz que embora todos saibam que vão morrer, iludem-se a respeito disto. No começo de cada dia seria bom fazer como os budistas e perguntar a um passarinho: “É hoje que eu vou morrer? Estou preparado? Estou fazendo tudo que preciso fazer? Estou sendo a pessoa que quero ser?"

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

Mexa-se! - Faça atividade física 30 minutos por dia, durante cinco dias semanais. Troque o elevador pela escada, desça um ponto antes e caminhe até o seu trabalho....

Alimente-se de forma saudável- Reduza o consumo de alimentos muito energéticos, como biscoitos, doces, bebidas açucaradas e todo tipo de fast food, acrescente em sua alimentação cinco porçoes diarias de frutas e hortaliças. Coma grãos e cereias, mas cuidado com sua conservação, pois a umidade favorece o crescimento de fungos.

Busque um sono adequado- Um sono melhor, mais profundo e reparador. É por meio deste descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde física e mental. Atente-se aos maus hábitos que não favorecem o sono, os ruídos ao dormir por exemplo.


Viva um dia de cada vez – Vivendo o momento presente, a ansiedade tende a diminuir.

Planeje-se – Tenha um rumo a seguir para se sentir caminhando.
Espiritualidade - Desenvolva sua espiritualidade, não importa que crença você tenha, busque o significado e as respostas para a sua existência dentro de si.
Descarte : o ódio, a inveja, o rancor, o mau humor, as tristezas, não precisamos carregar sempre conosco.

Preserve o bom humor- Ele nos ajuda a enfrentar as tempestades da vida. Segundo estudo realizado na Harvard Medical School sobre envelhecimento, os otimistas bem humorados vivem mais e melhor que os pessimistas tristes.

Altruísmo - ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz, fazendo os outros felizes.

Felicidade - Busque ser feliz todos os dias! Isso só depende de você. Faça suas escolhas buscando seu bem estar com alegria.



Silvia Ligabue
Psicóloga Clinica, especializada em Terapia Cognitiva Construtivista pela UNIP e em Promoção de Saúde pela FMUSP. Atua há 20 anos como psicóloga e em gerenciamento de ações e programas de Qualidade de vida em Empresas.
11 2865-4845/5182-4544
ligabue@grupopsicon.com.br
www.grupopsicon.com.br

Nenhum comentário: