segunda-feira, 8 de março de 2010

GRIPE

Não a confunda com uma vulgar constipação: os sintomas da gripe são bem distintos e as consequências muito mais graves.


A gripe é uma doença do tracto respiratório, infecciosa e altamente contagiosa. Apesar de ser relativamente benigna, dado que evolui normalmente para a cura, pode provocar graves complicações em indivíduos mais susceptíveis ou mais debilitados.

Vírus
O responsável pela infecção é o influenza. Existem três tipos conhecidos (A, B e C), sendo o tipo A o mais prevalente e o que surge associado às epidemias mais graves. Se a gripe for causada por um vírus do tipo C, os sintomas são geralmente ligeiros ou inexistentes, pelo que os maiores esforços para controlar os surtos de gripe correspondam aos tipos A e B.

Transmissão
A gripe humana transmite-se através de gotículas infectadas que são veiculadas de um indivíduo doente (quando este tosse ou espirra) para um indivíduo não-imunizado (seja pela vacinação, seja por uma infecção prévia).

Grupos de risco
São considerados grupos de risco acrescido – em termos de consequências mais graves sobre a saúde – os idosos, as crianças entre os 6 e os 23 meses, os doentes crónicos (doenças cardíacas, pulmonares – como a asma, a bronquite crónica ou o enfisema, os insuficientes renais, os diabéticos) e todos os indivíduos debilitados do ponto de vista de defesas do organismo.

Sintomas
São relativamente característicos, consistindo em febre, dores de cabeça, dores no corpo, mal-estar geral e tosse seca. A estes podem juntar-se arrepios e olhos lacrimejantes ou inflamados.

Prevenção
A mais eficaz é feita através de uma vacina. Como o vírus da gripe “muda” todos os anos, a vacina é produzida em função da variedade do ano anterior. A vacinação é, assim, eficaz e segura, sendo recomendada para os grupos de risco, em especial dos idosos, dos portadores de doenças crónicas, bem como do pessoal assistencial (de hospitais ou centros de saúde) que lida directamente com os utentes e que pode, desta forma, ser infectado ou infectar outros indivíduos.

Se sentir sintomas de gripe:

Procure orientações através da linha Saúde 24 - 808 24 24 24 (custo de chamada local) ou contacte o seu médico de família;
Permaneça em casa e repouse;
Evite mudanças de temperatura e não se abafe demasiado;
Lembre-se que durante o período de doença não deverá ser vacinado;
Evite recorrer a serviços de urgência: nestes locais o contacto entre as pessoas é muito próximo, o que aumenta a probabilidade de transmitir a doença a outros;
Beba bastantes líquidos, pois a febre faz perder água através da transpiração;
Tome apenas medicamentos recomendados pelo seu médico.
Fonte:Portal da saude

Nenhum comentário: