terça-feira, 8 de setembro de 2009

A importância da Ginástica Laboral no trabalho

A Ginástica Laboral começou a ser compreendida como um grande instrumento na melhoria da saúde física do trabalhador, reduzindo e prevenindo problemas ocupacionais, através de exercícios específicos que são realizados no próprio local de trabalho. A Ginástica Laboral não sobrecarrega nem cansa o funcionário, porque é leve e de curta duração. “A ginástica laboral traz, entre outras coisas, maior integração da equipe”. O objetivo da GL (Ginástica Laboral) é promover adaptações fisiológicas, físicas e psíquicas, por meio de exercícios dirigidos que:- Trabalham a reeducação postural,- Aliviam o estresse,- Diminuam o sedentarismo;- Aumentam o ânimo para o trabalho;- Promovam a saúde e uma maior consciência corporal;- Aumentam a integração social;- Melhoram o desempenho profissional;- Diminuam as tensões acumuladas no trabalho;- Previnam lesões e doenças por traumas cumulativos, como as LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e os DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho).- Diminuam a fadiga visual, corporal e mental por meio das pausas para os exercícios.Dentre as lesões mais freqüentes podemos citar:- Na coluna cervical: síndrome da tensão cervical e síndrome do desfiladeiro torácico;- No ombro: tenossinovite do bíceps e tendinite do músculo supra-espinhoso;- No cúbito (cotovelo): epicondilites;- No punho: tenossinovite dos flexores do punho e dedos, tenossinovite dos extensores do carpo e dedos, tendinite de Dequervain e síndrome do túnel do carpo;- Na mão: fascite palmar e miosite dos lumbricais.- Outros problemas na coluna como: hipercifose torácica, hiperlordose, escoliose, entre outros.- Encurtamentos musculares. Para as empresas, a incorporação da Ginástica Laboral pode trazer muitos benefícios como:- Redução de faltas dos funcionários;- Aumento da produtividade;- Redução de quedas;- Maior integração da equipe etc.

Fonte: Cyber Diet

2 comentários:

Ana disse...

Olá, tenho uma amiga que trabalha com produtos artesanais e está com tendinite. Vc me ajudaria a achar alguns exercícios para ele se recuperar logo?

Obrigada
Ana

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Ingles. Daienne