É uma técnica de acupuntura onde se utiliza pontos de acupuntura localizados no pavilhão da orelha (cerca de 200). Nesta técnica usa-se o pavilhão auricular para efetuar estímulos aproveitando o reflexo que a Aurícula exerce sobre o Sistema Nervoso Central estimulando esses pontos situados na orelha que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Ao se efetuar a estimulação desses pontos, o cérebro recebe um impulso que desencadeia uma série de fenômenos físicos, relacionados com a área do corpo, produzindo equilíbrio.
A eficácia comprovada é devida não somente à relação desse tratamento com a Fisiologia Energética, mas também pelo fato da área auricular ser muito rica em nervos e ter muitas ligações com o sistema nervoso central.
Como as regiões auriculares a serem estimuladas são muito pequenas, o chinês usava e ainda usa sementinhas destinadas ao alimento dos pássaros (Colza), sobre os pontos a serem sensibilizados provocando “dor” quando pressionadas. Alguns usam agulhas na Auriculoterapia.
O Dr. P.M.F. Nogier correlacionou o pavilhão auricular à figura de um feto. Para que isso seja percebido basta olhar a imagem de sua própria orelha refletida no espelho ou então para a orelha de outra pessoa. Você irá reparar que o lóbulo da parte de baixo da orelha tem formato de um feto e o formato da parte superior do pavilhão auricular assemelha-se aos pés e aos braços de um se humano em posição fetal. Por esse motivo, cada parte do corpo tem uma área correspondente na orelha. Essa correlação é percebida, por exemplo, quando tocamos uma determinada região da orelha de uma pessoa que sofre de algum distúrbio fisiológico ou energético: essa pessoa sentirá incômodo no momento do toque.
Cada orelha tem pontos reflexos que correspondem aos órgãos e funções do corpo. Todos os órgãos e vísceras têm seu lugar próprio no pavilhão auricular.
O principal objetivo deste tratamento é promover o equilíbrio do paciente, e assim, o seu bem estar. A terapia visa estimular os pontos reflexos que tenham a propriedade de restabelecer o equilíbrio alcançando resultados terapêuticos.
A auriculoterapia é especialmente indicada quando se necessita que o paciente leve o tratamento para casa.
Silvia Regina Salvato
Biomédica e Acupunturista