quarta-feira, 25 de maio de 2011

Saiba os benefícios da fotoproteção em cosméticos de maquiagem

O Sol é uma fonte de inúmeros benefícios para a saúde humana, como a síntese da vitamina D, além de ter uma comprovada ação antidepressiva. Entretanto, o reconhecimento de que a exposição aos raios ultravioletas traz danos à pele, podendo ocasionar fotoenvelhecimento e, até mesmo, câncer de pele, tem influenciado no aumento do uso de produtos com filtro solar na formulação, hábito recomendado pelos dermatologistas.

Apesar de muito se falar em fotoproteção, entretanto, o assunto ainda gera dúvidas, principalmente quando o tema é maquiagem. Será que estes cosméticos realmente têm o poder de conferir uma barreira de proteção à pele? Como combinar o uso de itens de make-up com anti-idade?

De acordo com do Dr. Sérgio Schalka, Mestre em Dermatologia, especialista em fotoproteção, é necessário distinguir maquiagem com filtro solar de protetores em base tonalizante. “As maquiagens com FPS costumam ter um fator menor e tem como primeiro objetivo maquiar. Hoje, há pós-compactos destinados ao tratamento dermatológico que podem dar maior cobertura nas faixas UVA e UVB, além da proteção na faixa da luz visível, que é um dos temas mais relevantes no momento”.

Os benefícios da base protetora com tonalizante

O especialista relata ainda que os protetores solares em forma de base, tintos ou coloridos, são cosméticos que, além da sua característica normal, têm na formulação pigmentos capazes de oferecer um benefício cosmético ao paciente e, ao mesmo tempo, aumentar a proteção, principalmente, na faixa do radio UVA longo e da luz visível, “que, hoje, sabemos interferem no processo de pigmentação, como no melasma e na hipercromia pós-inflamatória”. A tecnologia aplicada nestes cosméticos vai além de oferecer coloração à maquiagem, porque os pigmentos da formulação também oferecem proteção.

Schalka conta que a cor destas substâncias é visível e reflete a luz visível, “possibilitando uma proteção adicional que o protetor solar transparente não oferece”. Com esta característica em sua fórmula pode-se afirmar que os protetores tonalizantes definitivamente vieram para ficar, principalmente no tratamento e prevenção das manchas de pele.

Fotoprotetores com filtros físicos

Para intensificar os cuidados com a fotoproteção, é importante saber que os filtros físicos usados na formulação de protetores são partículas minerais que agem por reflexão e dispersão da radiação UV e luz visível. Eles podem estar associados a filtros orgânicos (químicos) ou não na composição dos produtos tópicos.

“Os fotoprotetores só com filtros físicos são habitualmente destinados a crianças pequenas e a pacientes alérgicos ou com pele intolerante, pelo fato dos filtros físicos não promoverem a sensibilização cutânea. A sua principal desvantagem, entretanto, é que na forma não-micronizada (como a substância é encontrada na natureza), ele tem coloração branca e, por isso, é pouco aceito pelos usuários, pois deixa a pele esbranquiçada”, descreve o dermatologista.

Na opinião do especialista em fotoproteção, a necessidade de aplicar um filtro solar, mesmo quando se usa maquiagem ou um creme hidratante ou anti-idade com FPS, vai depender do nível de proteção UVB e UVA que se quer alcançar, uma vez que o tom de pele não interfere. “Se for um FPS adequado, no mínimo 30 que é o recomendado, adicionado à formulação do cosmético não há necessidade de aplicação do protetor solarem conjunto”, diz.

Quando a questão é combater o envelhecimento, cuidados adicionais devem ser tomados ao expor-se ao sol, tais como: o uso de chapéu, guarda-sol, óculos escuros, e evitar a exposição em horários em que os raios UV são mais intensos, entre 10h e 16h. Os danos causados pela exposição solar excessiva têm efeito cumulativo e, portanto, cuidados relativos à fotoproteção devem ser praticados desde a infância. E, vale lembrar sempre: essa deve ser uma preocupação para homens e mulheres.

Fonte:
eBand

Movimento pela saúde suplementar: entidades médicas elaboram proposta às operadoras

As três entidades médicas nacionais, AMB, CFM e Fenam, elaboram uma sugestão de carta a ser enviada às operadoras de planos de saúde para que, após o alerta do dia 7de abril, as negociações com as empresas começam.

Veja abaixo:

MODELO DE PROPOSTA

A Comissão Estadual de Honorários Médicos, constituída pela Associação Médica, pelo Conselho Regional de Medicina, pelo Sindicato dos Médicos e pelas Sociedades de Especialidade, dirige-se a V.S. no sentido de solicitar:

- Considerando que a valorização do trabalho médico é um importante instrumento para assegurar o atendimento de qualidade aos beneficiários dos planos de saúde;

- Considerando que uma relação contratual transparente proporciona um relacionamento cada vez mais estreito entre o médico e a operadora de plano de saúde;

- Considerando que nos últimos anos houve grande defasagem dos honorários profissionais, enquanto os custos dos consultórios subiram sempre acima da inflação;

- Considerando a IN 71 de 2004, da Agência Nacional de Saúde Suplementar, que “estabelece os requisitos dos instrumentos jurídicos a serem firmados entre as operadoras de planos privados de assistência à saúde ou seguradoras especializadas em saúde e profissionais de saúde ou pessoas jurídicas que prestam serviços em consultórios” constando em seu Art. 2° (...) Parágrafo único:

São cláusulas obrigatórias em todo instrumento jurídico as que estabeleçam:

c) Critérios para reajuste, contendo forma e periodicidade.

Solicitamos:

- Proposta de reajuste para consultas e procedimentos médicos para o ano de 2011;

- Proposta que atenda a IN 71 da ANS, estabelecendo critérios de periodicidade para os reajustes nos próximos anos.

Temos a convicção de que o atendimento a estes dois itens representara um grande avanço no relacionamento dos médicos com sua empresa, pois certamente evitará futuros conflitos e trará benefícios diretos aos seus associados.

Solicitamos que nos seja enviada uma resposta esclarecendo sua posição a respeito destas demandas até o final de maio, pois em junho deveremos convocar uma assembleia dos credenciados a sua empresa para deliberações.

Sem mais, nos colocamos a seu inteiro dispor.
Fonte:AMB

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Saiba que exercícios gastam mais calorias

Tarefas do dia-a-dia, como subir escadas, dançar ou jogar boliche com os amigos, também ajudam a gastar calorias. Mas quem pretende queimar gorduras deve optar pelos exercícios aeróbicos, como natação.

Em média, durante os primeiros 15 minutos de exercício, o organismo consome preferencialmente o glicogênio. Depois desse tempo, em geral, a gordura passa a ser consumida em maior intensidade, como forma de produzir energia. O processo depende, entretanto, da natureza de cada atividade e da tolerância do esportista ao exercício.

Exercícios que trabalham mais a força muscular, como a musculação, também queimam gordura, mas em menor quantidade. Veja os gastos calóricos de várias atividades.

Corrida: 20 calorias por minuto
Correr durante uma hora em uma esteira queima aproximadamente 600 calorias (leve em conta que você não vai correr durante os 60 minutos ininterruptamente, mas vai variar o ritmo). Entretanto, é bom tomar cuidado com esse exercício, que causa fortes impactos nas articulações e altera a frequência cardíaca. Para iniciantes, é melhor ir devagar e começar pela caminhada ou pelo cooper.

Pular corda: 15 calorias por minuto
Pular corda é um bom exercício para a panturrilha (batata da perna), coxas e ombros (acionados para girar a corda). A prática também ajuda a desenvolver a coordenação motora. Como cuidados, é importante sempre se exercitar com calçados adequados e apoiar todo o pé na "aterrissagem" de cada salto, e não apenas a ponta. As repetições de saltos, se mal feitas, podem lesionar as articulações dos pés e dos joelhos.

Vôlei: 15 calorias por minuto
Surgido nos EUA em 1895, o vôlei ganhou o gosto do "país do futebol" com a medalha de ouro do vôlei masculino em 1992, na Olimpíada de Barcelona. A modalidade é boa para desenvolver força, concentração e coordenação motora, mas apresenta um sério risco para as articulações das pernas, se não forem tomados cuidados básicos, como o uso de calçados apropriados para a prática do esporte.

Luta livre: 14,4 calorias por minuto
Quem lembra do programa "Gigantes do Ringue"? A luta livre já teve mais visibilidade no Brasil e serve para ampliar a força e a flexibilidade de seus praticantes. É importante também lembrar que o termo luta livre também é utilizado para designar a luta greco-romana, modalidade olímpica presente nos currículos esportivos das universidades norte-americanas. De qualquer forma, valem os mesmos benefícios da nossa luta livre para a greco-romana norte-americana.

Natação (Borboleta): 14 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

Subir escadas: 14 calorias por minuto
Não é bem um esporte, mas é uma prática simples imitada por aparelhos de ginástica. Subir escada pode ser considerado um exercício aeróbio, portanto queima gordura. Se você trabalha ou mora no terceiro ou quarto andar de um prédio (até mais, dependendo da sua resistência) experimente abandonar o elevador e subir de escada. Na pior das hipóteses, você vai garantir coxas e um bumbum mais firmes.

Futebol: 13,3 calorias por minuto
Todo mundo (ou pelo menos todos os homens) já bateu uma bolinha pelo menos uma vez na vida. Esporte nacional por excelência, apesar de ter sido oficialmente "inventado" em terras inglesas, o futebol ajuda a desenvolver força, capacidade respiratória, noção de espaço, agilidade e coordenação motora. Os cuidados devem ser tomados no sentido de evitar torções e lesões por impacto nas articulações, muito exigidas em dribles, chutes e corridas. Por ser um esporte de contato físico mais forte, também pode gerar fraturas.

Judô/Caratê: 13 calorias por minuto
As duas modalidades de luta são ideais para quem quer aumentar força, flexibilidade, coordenação motora e equilíbrio. Além de alguns hematomas, pode propiciar torções em caso de falta de cuidado durante a prática.

Alpinismo: 12 calorias por minuto
Entre os chamados esportes radicais, é o que queima mais calorias. Para praticar alpinismo ou a escalada esportiva (denominação relativamente recente para uma vertente do esporte), o atleta terá de contar com muita força, flexibilidade e resistência.

Natação: 12 calorias por minuto
A natação, em suas várias modalidades, continua sendo considerado por muitos um dos exercícios mais completos. Desenvolve a flexibilidade, agilidade, musculatura, capacidade aeróbia, entre outros aspectos. Por outro lado, a prática é desaconselhada para quem tem problemas no aparelho auditivo, devido ao contato constante com a água.

Andar em subida: 11 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Tênis: 11 calorias por minuto
O tenista Gustavo "Guga" Kuerten popularizou como nunca a prática do tênis no Brasil. Bom para aumentar a flexibilidade, coordenação motora, agilidade e capacidade aeróbia, o esporte traz como contra-indicações problemas com torções, desgaste nas articulações e lesões no punho e cotovelo.

Cooper: 10 calorias por minuto
Fase intermediária entre a corrida e a caminhada, o cooper queima mais gordura que simplesmente andar, mas traz muito mais impacto para as articulações, além de forçar bem mais o coração.

Handebol: 10 calorias por minuto
Desenvolvimento da força, da agilidade, da coordenação motora e aumento da capacidade aeróbia são fatores positivos do handebol. Negativamente, a prática do esporte pode agredir articulações, provocar torções e fraturas (em caso de trombadas e quedas durante o jogo).

Basquete: 9 calorias por minuto
Nascido em terras norte-americanas, em 1891, o basquete ganhou mais visibilidade no Brasil com o surgimento dos grandes astros da NBA (liga profissional do esporte nos EUA), como Michael Jordan. Muito semelhante em benefícios com o vôlei, também traz as mesmas contra-indicações: os saltos podem provocar lesões nas articulações das pernas. Correr em quadra também força bastante a região.

Boxe: 9 calorias por minuto
Na busca do corpo ideal, muitas academias importaram movimentos do boxe (como socos e agachamentos) para outras modalidades. O aeroboxe, por exemplo, funde a queima aeróbia de gordura com os movimentos da luta, para quem não quer exatamente se tornar um boxeador. As aulas de boxe "de verdade", em geral, incluem pular corda, séries de alongamentos, técnicas de movimentação (esquiva) e treinamento dos golpes no pushing-ball _equipamento utilizado para melhorar a coordenação motora e a velocidade.

Andar no plano: 8 calorias por minuto
Caminhar, de uma maneira geral, é pratica natural e praticável por qualquer um. Andar, simplesmente, não agride as articulações, por propiciar pouco impacto com o solo, e é um bom exercício para queimar gorduras e ganhar resistência. Apesar de não ter contra-indicações, quem resolver adotar a caminhada como um exercício frequente não pode esquecer de usar roupas leves e calçados adequados, para tirar o maior proveito possível da prática.

Boliche: 7 calorias por minuto
Jogar boliche não é bem um esporte, mas serve como uma forma divertida de queimar algumas calorias. É bom tomar cuidado com o punho, o cotovelo e o ombro, muito exigidos na hora de lançar a bola na pista, além de usar um calçado adequado para não escorregar e tomar um senhor tombo.

Remar: 7 calorias por minuto
Remar, na água ou em aparelhos de ginástica, trabalha a musculatura dos braços, peito e costas, além de aumentar a capacidade aeróbia. Dependendo de como o exercício é feito, também são trabalhadas as pernas e a região lombar. Para adotar o remo como esporte, é bom prestar sempre atenção na postura (para não ferir as costas) e não forçar demais as articulações dos cotovelos, principalmente.

Dançar: 6 calorias por minuto
A dança não traz contra-indicações, exceto algum tombo ou torção durante a execução de um passo mais extravagante.

Fonte: Folha online - Equilibrio e Saúde

sábado, 14 de maio de 2011

Funcionários pouco saudáveis produzem menos

São Paulo – Uma pesquisa da empresa CPH Health, do segmento de saúde corporativa, revelou que 49% dos funcionários das companhias brasileiras estão em um significativo nível de estresse. O levantamento, feito com 194.000 empregados de 200 organizações, mostrou também que 76% deles praticam atividade física insuficiente, 68% trabalham sentados a maior parte do dia, 48% têm elevado nível de ansiedade e 45% estão acima do peso ou obesos.
Esses números preocupam não apenas por mostrarem um quadro de profissionais com condições de saúde precárias, mas também pelo fato de que, além dos funcionários, as próprias empresas podem sofrer com o problema. Isso porque grande parte das pessoas que passam por problemas de saúde preferem ir trabalhar mesmo doentes, prejudicando, e muito, a produtividade da companhia.
Segundo o médico e profissional de saúde corporativa da CPH Health, Ricardo De Marchi, 60% dos custos de assistência médica e perda de produtividade das empresas se devem a esse tipo de comportamento. Ou seja, as empresas perdem quando os funcionários evitam faltar. “É como em um time de futebol. Se o jogador está machucado, ele vai ter um desempenho pior e a equipe vai ter uma produtividade menor”, diz.
Mas o problema é que a maioria das organizações ainda não tem consciência de que, muitas vezes, é melhor ter um funcionário em casa, tratando de uma doença, do que mantê-lo no trabalho sem produzir da mesma forma e sem condições plenas de se curar rapidamente. E ainda há os casos em que a empresa sequer sabe que o profissional está com problemas de saúde, fazendo com que a produtividade caia “misteriosamente”.
Prevenção
Para evitar que a produtividade seja afetada, os gestores devem ter em mente que é papel da companhia proporcionar ao funcionário um ambiente saudável de trabalho e o primeiro passo para fazer isso é fazer uma boa gestão de saúde dos funcionários. Isso significa aplaudir os bons hábitos praticados por eles, ficar de olho nos comportamentos negativos, conhecer as pessoas da equipe e saber em que situação está a saúde de cada uma. “Não adianta tratar de uma doença sem saber o que é, sem fazer o diagnóstico da situação”, afirma o médico Ricardo De Marchi.
Depois de conhecer bem o quadro, o doutor recomenda o monitoramento dos funcionários de alto risco. Aquele profissional que tem ido demais ao médico pode não ser apenas alguém que gosta de fazer check-ups. Saber quem está frequentando os consultórios além do normal ajuda o gestor a saber quem precisa de mais atenção e o que pode fazer para ajudar e reduzir os riscos de uma piora.
Quando o chefe estiver por dentro do que se passa com a saúde de seus liderados, é hora de fazer as intervenções educacionais. E nessa hora vale de tudo. Programas de nutrição, incentivo a exercícios, palestras, treinamentos e outras iniciativas. “Depende do dinheiro que a empresa pode investir e da criatividade. Se tiver uma equipe educada, informada, responsável em relação à própria saúde, a empresa terá boa parte desse quadro resolvido”, diz o médico. O importante, para ele, é tratar sempre da saúde, pois esperar para cuidar da doença pode ser um risco alto demais para se correr.

Fonte / autor(a): EXAME.COM
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/funcionarios-pouco-sa...

terça-feira, 10 de maio de 2011

FEIRA HOSPITALAR 2011



PSICORPO E TECNO - DESING EM PARCERIA NA FEIRA HOSPITALAR 2011

NO EXPO CENTER NORTE DE 24 A 27 DE MAIO DAS 12 ÁS 21H






CNI quer flexibilizar projeto que cria selo contra discriminação às mulheres

A Câmara dos Deputados vota em abril projeto de lei que pretende classificar as empresas brasileiras entre discriminadoras ou não das mulheres. O texto prevê a criação de um selo distintivo para as que se destacarem na aplicação de políticas de igualdade e um cadastro negativo de empregadores responsáveis por atos discriminatórios. Também torna obrigatório o oferecimento de creches, próprias ou conveniadas, aos filhos de funcionárias que estejam em idade pré-escolar.
Fonte: Valor Economico

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Acupuntura e reiki agora têm explicação científica







Pesquisadores avaliam efeitos e mecanismo de terapias alternativas em animais de laboratório
por Bruna Bernacchio
Pesquisas recentes comprovam efeitos benéficos e até encontram explicações científicas para acupuntura e reiki. Estudos sobre o assunto, antes restritos às universidades orientais, ganharam espaço entre pesquisadores americanos, europeus e até brasileiros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) criou uma denominação especial para esses métodos: são as terapias integrativas.

Um artigo exmecanismo da acupuntura contra a dor foi publicado por pesquisadores da Universidade de Rochester na revista Nature Neuroscience em 30 de maio. Criada há quatro mil anos, a prática consiste na aplicação de agulhas em pontos do corpo. Pela explicação tradicional, ela ativa determinadas correntes energéticas para equilibrar a energia do organismo.

Cientificamente, as agulhas teriam efeitos no sistema nervoso central (cérebro e espinha dorsal). As células cerebrais são ativadas e liberam endorfina, um neurotransmissor responsável pela sensação de relaxamento e bem-estar. O estudo dos nova-iorquinos descobriu uma novidade: a terapia, que atinge tecidos mais profundos da pele, teria efeitos no sistema nervoso periférico. As agulhas estimulam também a liberação de outro neurotransmissor, a adenosina, com poder antiinflamatório e analgésico.

No experimento com camundongos com dores nas patas, cientistas aplicavam as agulhas no joelho do animal. Eles constataram que o nível de adenosina na pele da região era 24 vezes maior do que o normal e que houve uma redução do desconforto em dois terços.

A equipe tentou potencializar a eficácia da terapia, colocou um medicamento usado para tratar câncer nas agulhas. A droga aprimorou o tratamento: o nível de adenosina e a duração dos efeitos no organismo dos aniamis praticamente tripliquase triplicou e o tempo de duração dos efeitos no organismo dos ratos também triplicou. Mas este método não poderia ser feito em humanos porque o medicamento ainda não é usado clinicamente. “O próximo passo é testar a droga em pessoas, para aperfeiçoá-la ou para encontrar outras drogas com o mesmo efeito”, diz Maiken Nedergaard, coordenadora do estudo.

Reiki

Seus praticantes acreditam nos efeitos benéficos da energia das mãos do terapeuta colocadas sobre o corpo do paciente contra doenças. Para entender as alterações biológicas do reiki, o psicobiólogo Ricardo Monezi testou o tratamento em camundongos com câncer. “O animal não tem elaboração psicológica, fé, crenças e a empatia pelo tratador. A partir da experimentação com eles, procuramos isolar o efeito placebo”, diz. Para a sua pesquisa na USP, Monezi escolheu o reiki entre todas as práticas de imposição de mãos por tratar-se da única sem conotação religiosa.

No experimento, a equipe de pesquisadores dividiu 60 camundongos com tumores em três grupos. O grupo controle não recebeu nenhum tipo de tratamento; o grupo “controle-luva” recebeu imposição com um par de luvas preso a cabos de madeira; e o grupo “impostação” teve o tratamento tradicional sempre pelas mãos da mesma pessoa.

Depois de sacrificados, os animais foram avaliados quanto a sua resposta imunológica, ou seja, a capacidade do organismo de destruir tumores. Os resultados mostraram que, nos animais do grupo “impostação”, os glóbulos brancos e células imunológicas tinham dobrado sua capacidade de reconhecer e destruir as células cancerígenas.

“Não sabemos ainda distinguir se a energia que o reiki trabalha é magnética, elétrica ou eletromagnética. Os artigos descrevem- na como ‘energia sutil’, de natureza não esclarecida pela física atual”, diz Monezi. Segundo ele, essa energia produz ondas físicas, que liberam alguns hormônios capazes de ativar as células de defesa do corpo. A conclusão do estudo foi que, como não houve diferenças significativas nos os grupos que não receberam o reiki, as alterações fisiológicas do grupo que passou pelo tratamento não são decorrentes de efeito placebo.

A equipe de Monezi começou agora a analisar os efeitos do reiki em seres humanos. O estudo ainda não está completo, mas o psicobiólogo adianta que o primeiro grupo de 16 pessoas, apresenta resultados positivos. “Os resultados sugerem uma melhoria, por exemplo, na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão”. O trabalho faz parte de sua tese de doutorado pela Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp).

E esses não são os únicos trabalhos desenvolvidos com as terapias complementares no Brasil. A psicobióloga Elisa Harumi, avalia o efeito do reiki em pacientes que passaram por quimioterapia; a doutora em acupuntura Flávia Freire constatou melhora de até 60% em pacientes com apnéia do sono tratados com as agulhas, ambas pela Unifesp. A quantidade pesquisas recentes sobre o assunto mostra que a ciência está cada vez mais interessada no mecanismo e efeitos das terapias alternativas.

Fonte: Revista Galileu

domingo, 8 de maio de 2011

ESTE TEXTO RECEBÍ HOJE DA MINHA FILHA

Quero compartilhar com meus leitores, é muita emoção......

MÃE

Tem bicho mais estranho do que mãe?
Mãe é alma contraditória.
É alegria no choro.
É carinho na raiva.
É o sim no não.

Só mãe mesmo pra ser o oposto...
E depois o contrário de novo.

Vai ver que é porque filho não vem com manual de instrução. e pra conduzir as crias no mundo, ela usa só de intuição, pra tentar fazer tudo direito.

Mas como pode ser assim, tão incoerente?

Ela diz:
Filho, você não come nada...
E logo se contradiz:
Para de comer, que eu tô botando o jantar!

E aí ela lamenta:
Ai, que eu não vejo a hora desse menino cre scer!
Mas logo se arrepende:
Deixa que eu faço, você ainda é uma criança...

E quando ela manda:
Tira essa roupa quente, menina!
E logo em seguida:
Veste o casaco, quer pegar um resfriado?

Esse menino dorme demais...
Esse menino não descansa...

Essa menina vive na rua!...
Filha, sai um pouquinho, vai pegar um sol...

Pois é, gente, que pessoa é essa que jura que nunca mais...
E no momento seguinte promete que vai ser pra sempre?

Essa pessoa é assim mesmo:
Igual e diferente de tudo o que a gente já viu.
É a fortaleza que agüenta o tranco, só pra não ver o filho chorar.
É o sorriso de orgulho escondido, só pra não se revelar.

Mãe dá uma canseira na gente.
E às vezes tira do sério...

Até que um dia a gente se depara com uma ausência insuportável:
É a mãe que vai embora, deixando um vazio enorme, escuro, silencioso.
E aí descobre que, mesmo errando, ela sabia de tudo, desde o início.
E fez de tudo pra acertar.
Porque criar filho não tem regra - é doação e amor simplesmente.

Então, se você tiver privilégio de abraçar sua mãe nesse segundo domingo de maio, agradeça, porque o presente é seu. E esteja certo:
Mesmo sem manual de instrução, ela continua aí, atrapalhada, contraditória...
Mas com o olhar atento, querendo entender como você funciona.
E fazendo de tudo pra você não falhar.

Feliz dia das mães!

Texto Lena Gino

TE AMO MUUUUITO MAMIS, VOCÊ É TUDO NA MINHA VIDA !

sexta-feira, 6 de maio de 2011

FELIZ DIA DAS MÃES!!!!!


Mãe feita de retalhos de sorrisos, lágrimas, medo, felicidade, carinho, generosidade, amor, ternura, abraços, beijos, histórias contadas à noitinha na cama da filha.
Mãe feita de sonhos, pensamentos, afagos, lembranças, comidinhas, leite quente, lençóis cheirosos, dengo.

É maravilhoso ser mãe, uma enormidade de amor! Ser mãe da Juju então.... é um presente de Deus. Juju, a luz da minha vida!!

Fonte:lekailustradora.blogspot.com

Espiritualidade nas empresas


Sua saúde mental requer a atitude mental correta, o perdão, a gratidão e a ausência de espírito de vingança, entretanto, ela é afetada pelos insumos com que você abastece a mente. O insumo que influencia o pensamento e a felicidade.

O psicólogo pesquisador Lewis Andrews, após dez anos estudando a ligação entre espiritualidade e saúde mental concluiu que as pessoas que acreditam em Deus e adotam valores espirituais muito fortes são mais felizes, mais sadias e, na maioria dos casos, mais interessadas intelectualmente do que as pessoas que não o fazem, pois a saúde espiritual equipara-se à saúde mental e/ou emocional.

Na hipótese de você não ser tão entusiástico, como eu, sobre o valor dos conselhos bíblicos, recomendo que se lembre do seguinte: de acordo com a Revista Fortune, 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas do país aprenderam aparentemente seus valores éticos e morais nas mesmas fontes – na Bíblia e na igreja. Pelo menos todos eles alegaram freqüentar igrejas protestantes, católicas ou sinagogas. Menos de 7% disseram que não tinham religião.

Se Tom Peters, Philip Kotler, Peter Drucker, Fred Smith tivessem escrito um livro que impactasse a vida de 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas da Revista Fortune, você sem a menor dúvida, correria para comprar seu exemplar, não correria? A espiritualidade gera em você qualidades indispensáveis:

Humildade - “Deus exalta ao humilde e humilha ao soberbo”, Ezequiel 22:26.
Um dos princípios cristãos é a humildade. A razão é simples: a humildade reduz o estresse. As pessoas humildes não acreditam que devam ter todas as respostas; conseqüentemente, não precisam fingir ter essas respostas, o que reduz a ansiedade. Quando a ansiedade diminui, a felicidade aumenta. Esse sentimento certamente melhora os seus relacionamentos. Afinal, ninguém gosta de se relacionar com um sabe-tudo. Com isso, seu número de amigos irá aumentar e sua felicidade também.

Amar ao próximo - “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:29.
Ajudar ao próximo por razões puramente altruístas sem ganhar nada, a não ser o prazer de prestar um favor ou praticar uma boa ação. As pessoas que só pensam em si desconhecem a alegria proporcionada pelo dar. Quem faz as coisas pelos outros sem visar ganho pessoal colhem grandes benefícios, por exemplo: olhe o rosto dos voluntários que servem refeições aos sem-tetos. Quem recebe tem o sorriso de gratidão, mas o sorriso de ter feito a diferença na vida de alguém vale ouro.

Saber perdoar - “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! Respondeu Deus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”, Mateus 18:21-22.
As pessoas que não têm fé quase sempre guardam mágoas, ressentimentos, rancor e amargura em relação aos outros e raramente, ou nunca, têm paz de espírito. A solução para essa situação é o perdão, que é um grande auxiliador para as pessoas espirituais, pois sempre estaremos nos relacionando com pessoas imperfeitas, assim como nós.

Gratidão - Você já parou para pensar por tantas coisas que você tem a agradecer? Deus criou a terra, o mar e o céu para que possamos usufruir de todas as maravilhas. Tudo Ele fez para nos agradar. Se você não pode expressar gratidão todos os dias, então pense em alguma coisa que você não tem e agradeça por não ter como, por exemplo, uma doença incurável ou estar desempregado. Sempre que passo por uma pessoa que cata papelão, lata ou vidro nas ruas, agradeço a Deus por ter o conforto de uma casa, ter um bom carro, por poder comer o que tenho vontade, por poder escolher o que vestir. Deus me fez um homem abençoado e grato, muito grato por tudo.

Fortaleça sua fé - Para desfrutar de um sucesso equilibrado em sua vida, é necessário construir uma reserva espiritual. Todos nós devemos aceitar o fato de que precisamos de uma fonte de ajuda maior do que o ser humano pode fornecer – Deus. Não o conheço, não sei onde mora ou em que empresa trabalha. Eu só posso lhe dizer uma coisa: se não aconteceu no passado, vai acontecer no futuro. Você algum dia terá algum tipo de dificuldade que só Deus poderá lhe ajudar.

Uma empresa de Seguro de Vida realizou um estudo completo que envolveu milhares de pessoas e obtiveram mais de 1,5 milhão itens de informação. O estudo revelou que as pessoas com profunda convicção religiosa são mais produtivas, veja o porquê: 97% dos empregados comprometidos espiritualmente transpunham essa convicção através do compromisso e da lealdade para seus empregadores.

Não é de se admirar que esta conclusão combine com um estudo que envolveu mais de 22 mil estudantes qualificados, mais de 85% deles disseram que sua crença em Deus era extremamente importante para eles. Por que esses trabalhadores e estudantes são mais produtivos e por que você será mais produtivo se tiver profunda crença espiritual e sólidos valores religiosos? Porque o homem é composto de três partes: corpo, mente e espírito. Se negligenciarmos uma delas, você não será uma pessoa completa, realizada e feliz.

Sua saúde mental requer a atitude mental correta, o perdão, a gratidão e a ausência de espírito de vingança, entretanto, ela é afetada pelos insumos com que você abastece a mente. O insumo que influencia o pensamento e a felicidade.

O psicólogo pesquisador Lewis Andrews, após dez anos estudando a ligação entre espiritualidade e saúde mental concluiu que as pessoas que acreditam em Deus e adotam valores espirituais muito fortes são mais felizes, mais sadias e, na maioria dos casos, mais interessadas intelectualmente do que as pessoas que não o fazem, pois a saúde espiritual equipara-se à saúde mental e/ou emocional.

Na hipótese de você não ser tão entusiástico, como eu, sobre o valor dos conselhos bíblicos, recomendo que se lembre do seguinte: de acordo com a Revista Fortune, 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas do país aprenderam aparentemente seus valores éticos e morais nas mesmas fontes – na Bíblia e na igreja. Pelo menos todos eles alegaram freqüentar igrejas protestantes, católicas ou sinagogas. Menos de 7% disseram que não tinham religião.

Se Tom Peters, Philip Kotler, Peter Drucker, Fred Smith tivessem escrito um livro que impactasse a vida de 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas da Revista Fortune, você sem a menor dúvida, correria para comprar seu exemplar, não correria? A espiritualidade gera em você qualidades indispensáveis:

Humildade - “Deus exalta ao humilde e humilha ao soberbo”, Ezequiel 22:26.
Um dos princípios cristãos é a humildade. A razão é simples: a humildade reduz o estresse. As pessoas humildes não acreditam que devam ter todas as respostas; conseqüentemente, não precisam fingir ter essas respostas, o que reduz a ansiedade. Quando a ansiedade diminui, a felicidade aumenta. Esse sentimento certamente melhora os seus relacionamentos. Afinal, ninguém gosta de se relacionar com um sabe-tudo. Com isso, seu número de amigos irá aumentar e sua felicidade também.

Amar ao próximo - “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:29.
Ajudar ao próximo por razões puramente altruístas sem ganhar nada, a não ser o prazer de prestar um favor ou praticar uma boa ação. As pessoas que só pensam em si desconhecem a alegria proporcionada pelo dar. Quem faz as coisas pelos outros sem visar ganho pessoal colhem grandes benefícios, por exemplo: olhe o rosto dos voluntários que servem refeições aos sem-tetos. Quem recebe tem o sorriso de gratidão, mas o sorriso de ter feito a diferença na vida de alguém vale ouro.

Saber perdoar - “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! Respondeu Deus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”, Mateus 18:21-22.
As pessoas que não têm fé quase sempre guardam mágoas, ressentimentos, rancor e amargura em relação aos outros e raramente, ou nunca, têm paz de espírito. A solução para essa situação é o perdão, que é um grande auxiliador para as pessoas espirituais, pois sempre estaremos nos relacionando com pessoas imperfeitas, assim como nós.

Gratidão - Você já parou para pensar por tantas coisas que você tem a agradecer? Deus criou a terra, o mar e o céu para que possamos usufruir de todas as maravilhas. Tudo Ele fez para nos agradar. Se você não pode expressar gratidão todos os dias, então pense em alguma coisa que você não tem e agradeça por não ter como, por exemplo, uma doença incurável ou estar desempregado. Sempre que passo por uma pessoa que cata papelão, lata ou vidro nas ruas, agradeço a Deus por ter o conforto de uma casa, ter um bom carro, por poder comer o que tenho vontade, por poder escolher o que vestir. Deus me fez um homem abençoado e grato, muito grato por tudo.

Fortaleça sua fé - Para desfrutar de um sucesso equilibrado em sua vida, é necessário construir uma reserva espiritual. Todos nós devemos aceitar o fato de que precisamos de uma fonte de ajuda maior do que o ser humano pode fornecer – Deus. Não o conheço, não sei onde mora ou em que empresa trabalha. Eu só posso lhe dizer uma coisa: se não aconteceu no passado, vai acontecer no futuro. Você algum dia terá algum tipo de dificuldade que só Deus poderá lhe ajudar.

Uma empresa de Seguro de Vida realizou um estudo completo que envolveu milhares de pessoas e obtiveram mais de 1,5 milhão itens de informação. O estudo revelou que as pessoas com profunda convicção religiosa são mais produtivas, veja o porquê: 97% dos empregados comprometidos espiritualmente transpunham essa convicção através do compromisso e da lealdade para seus empregadores.

Não é de se admirar que esta conclusão combine com um estudo que envolveu mais de 22 mil estudantes qualificados, mais de 85% deles disseram que sua crença em Deus era extremamente importante para eles. Por que esses trabalhadores e estudantes são mais produtivos e por que você será mais produtivo se tiver profunda crença espiritual e sólidos valores religiosos? Porque o homem é composto de três partes: corpo, mente e espírito. Se negligenciarmos uma delas, você não será uma pessoa completa, realizada e feliz.

Sua saúde mental requer a atitude mental correta, o perdão, a gratidão e a ausência de espírito de vingança, entretanto, ela é afetada pelos insumos com que você abastece a mente. O insumo que influencia o pensamento e a felicidade.

O psicólogo pesquisador Lewis Andrews, após dez anos estudando a ligação entre espiritualidade e saúde mental concluiu que as pessoas que acreditam em Deus e adotam valores espirituais muito fortes são mais felizes, mais sadias e, na maioria dos casos, mais interessadas intelectualmente do que as pessoas que não o fazem, pois a saúde espiritual equipara-se à saúde mental e/ou emocional.

Na hipótese de você não ser tão entusiástico, como eu, sobre o valor dos conselhos bíblicos, recomendo que se lembre do seguinte: de acordo com a Revista Fortune, 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas do país aprenderam aparentemente seus valores éticos e morais nas mesmas fontes – na Bíblia e na igreja. Pelo menos todos eles alegaram freqüentar igrejas protestantes, católicas ou sinagogas. Menos de 7% disseram que não tinham religião.

Se Tom Peters, Philip Kotler, Peter Drucker, Fred Smith tivessem escrito um livro que impactasse a vida de 91% dos executivos-chefes das “500 Maiores” empresas da Revista Fortune, você sem a menor dúvida, correria para comprar seu exemplar, não correria? A espiritualidade gera em você qualidades indispensáveis:

Humildade - “Deus exalta ao humilde e humilha ao soberbo”, Ezequiel 22:26.
Um dos princípios cristãos é a humildade. A razão é simples: a humildade reduz o estresse. As pessoas humildes não acreditam que devam ter todas as respostas; conseqüentemente, não precisam fingir ter essas respostas, o que reduz a ansiedade. Quando a ansiedade diminui, a felicidade aumenta. Esse sentimento certamente melhora os seus relacionamentos. Afinal, ninguém gosta de se relacionar com um sabe-tudo. Com isso, seu número de amigos irá aumentar e sua felicidade também.

Amar ao próximo - “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”, Mateus 22:29.
Ajudar ao próximo por razões puramente altruístas sem ganhar nada, a não ser o prazer de prestar um favor ou praticar uma boa ação. As pessoas que só pensam em si desconhecem a alegria proporcionada pelo dar. Quem faz as coisas pelos outros sem visar ganho pessoal colhem grandes benefícios, por exemplo: olhe o rosto dos voluntários que servem refeições aos sem-tetos. Quem recebe tem o sorriso de gratidão, mas o sorriso de ter feito a diferença na vida de alguém vale ouro.

Saber perdoar - “Senhor, quantas vezes devo perdoar o meu irmão que peca contra mim? Sete vezes? Não! Respondeu Deus. Você não deve perdoar sete vezes, mas setenta vezes sete”, Mateus 18:21-22.
As pessoas que não têm fé quase sempre guardam mágoas, ressentimentos, rancor e amargura em relação aos outros e raramente, ou nunca, têm paz de espírito. A solução para essa situação é o perdão, que é um grande auxiliador para as pessoas espirituais, pois sempre estaremos nos relacionando com pessoas imperfeitas, assim como nós.

Gratidão - Você já parou para pensar por tantas coisas que você tem a agradecer? Deus criou a terra, o mar e o céu para que possamos usufruir de todas as maravilhas. Tudo Ele fez para nos agradar. Se você não pode expressar gratidão todos os dias, então pense em alguma coisa que você não tem e agradeça por não ter como, por exemplo, uma doença incurável ou estar desempregado. Sempre que passo por uma pessoa que cata papelão, lata ou vidro nas ruas, agradeço a Deus por ter o conforto de uma casa, ter um bom carro, por poder comer o que tenho vontade, por poder escolher o que vestir. Deus me fez um homem abençoado e grato, muito grato por tudo.

Fortaleça sua fé - Para desfrutar de um sucesso equilibrado em sua vida, é necessário construir uma reserva espiritual. Todos nós devemos aceitar o fato de que precisamos de uma fonte de ajuda maior do que o ser humano pode fornecer – Deus. Não o conheço, não sei onde mora ou em que empresa trabalha. Eu só posso lhe dizer uma coisa: se não aconteceu no passado, vai acontecer no futuro. Você algum dia terá algum tipo de dificuldade que só Deus poderá lhe ajudar.

Uma empresa de Seguro de Vida realizou um estudo completo que envolveu milhares de pessoas e obtiveram mais de 1,5 milhão itens de informação. O estudo revelou que as pessoas com profunda convicção religiosa são mais produtivas, veja o porquê: 97% dos empregados comprometidos espiritualmente transpunham essa convicção através do compromisso e da lealdade para seus empregadores.

Não é de se admirar que esta conclusão combine com um estudo que envolveu mais de 22 mil estudantes qualificados, mais de 85% deles disseram que sua crença em Deus era extremamente importante para eles. Por que esses trabalhadores e estudantes são mais produtivos e por que você será mais produtivo se tiver profunda crença espiritual e sólidos valores religiosos? Porque o homem é composto de três partes: corpo, mente e espírito. Se negligenciarmos uma delas, você não será uma pessoa completa, realizada e feliz.

Por José Emilio Menegatti para o RH.com.br

José Emilio Menegatti
Profº Menegatti é administrador de empresas, pós-graduado em Produtividade e Qualidade Total, MBA em Gestão Empresarial, Professor em Graduação e Pós-Graduação. Coordena o projeto Sem@nal, um newsletter motivacional gratuito com grande sucesso no Brasil e exterior, com assinantes na França, Japão, Alemanha e Portugal. Iniciou sua carreira profissional na Nestlé. Aos vinte e quatro anos assumiu a direção de uma empresa de varejo, a qual lhe proporcionou um grande conhecimento na gestão de pessoas. É presidente da ACATS - Associação Catarinense de Supermercados. Considerado por conferencistas de renome nacional como um dos melhores palestrantes que surgiu nos últimos anos, A cada palestra, o Profº Menegatti vem conquistando platéias de Norte a Sul do País. Autor dos Livros "Desperte seu Potencial Emocional", "Valores da Vida" do CD Motivacional "Marcado para Vencer" e do DVD Campeão de Vendas. Seus artigos vem sendo publicados em jornais, revistas especializadas e sites de todo o Brasil. + textos de José Emilio Menegatti

José Emilio Menegatti
Fonte: RH.com.br

terça-feira, 3 de maio de 2011

Qualidade de vida. Como obtê-la em uma cidade como São Paulo





Participação no Programa Folego da Band de Silvia Ligabue, confira no link abaixo...




http://www.radiobandeirantes.com.br/player/?LNK=http://www.radiobandeirantes.com.br/audios_rb/11_01/110116_fol_podcast.mp3




Vacina contra H1N1 pode dar falso positivo para HIV, diz Anvisa



Segundo agência, falso resultado pode ocorrer após vacinação.
Alteração em anticorpo ‘engana’ teste mais comum realizado no Brasil.
Nota da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) revela que as pessoas que tomaram a vacina H1N1, contra a nova gripe, podem ter resultado positivo para HIV mesmo sem ter o vírus que provoca a Aids. Segundo a técnica Lílian Inocêncio, responsável pela área de Laboratórios do Departamento de Doenças Sexualmente Transmissíveis e Aids (DST/Aids) do Ministério da Saúde, o falso resultado positivo pode ocorrer até 112 dias após a pessoa ter se vacinado contra a gripe.

O problema já havia sido detectado pela Anvisa em março, mas foi abordado nesta sexta-feira (21) pelo DST/Aids. Na nota de março, a agência dizia que “podem ser obtidos resultados falso-positivos em testes imunoenzimáticos para detecção de anticorpos contra o vírus da Imunodeficiência Humana 1 (HIV 1), o vírus da Hepatite C e, especialmente, HTLV-I, devido à produção de IgM em resposta à vacina contra Influenza A(H1N1)”.

O falso resultado acontece porque a vacina contra a gripe aumenta a produção de um anticorpo, chamado de IgM (o primeiro batalhão de defesa do organismo), que “engana” o Elisa, o teste mais comum feito no Brasil para diagnosticar o vírus da Aids. Essa reação faz o organismo reproduzir uma condição parecida com aquela de quem tem o vírus HIV.

A técnica Lílian Inocêncio disse que o procedimento padrão da rede pública de saúde em casos de resultado positivo para HIV já é fazer a contraprova por meio de outro tipo de exame, o Western Blot, mais caro.

A vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIVSegundo ela, não há motivo para pânico. “Ninguém precisa se preocupar porque nenhum paciente vai receber o resultado positivo sem que seja feita a contraprova”, afirmou Lilian. De acordo com ela, nenhum paciente é informado de que tem o vírus HIV sem que seja feita antes a contraprova.

Em entrevista coletiva nesta sexta-feira (21) no Rio de Janeiro, o ministro da Saúde José Gomes Temporão alertou sobre o falso resultado positivo.

“Quando acontece esse falso positivo, que são casos raros, qual é a consulta? É muito simples: isso só acontece dentro de 30 dias a partir do momento que a pessoa tomou a vacina. Dando positivo, ela vai refazer esse teste, com um teste mais sofisticado, e esse vai dar, com certeza, se ela é positivo ou não”, afirmou. Ele fez questão de esclarecer que a vacina contra H1N1 não oferece nenhum risco de transmissão de HIV.

Problema incomum, mas sem gravidade
“Não é comum essa reação cruzada, esse encadeamento de falsos-positivos [quando um teste diz que a pessoa está doente, mas ela não tem nada] por geração de anticorpos para vírus tão diferentes, o H1N1 e o HIV”, aponta Edecio Cunha-Neto, chefe do Laboratório de Imunologia Clínica e Alergia da USP.

“No limite, o que acontece com a produção industrial em ritmo acelerado da vacina contra a nova gripe é que, se a quantidade de adjuvantes, os componentes que potencializam a ação da vacina, estiver um pouco acima, pode fazer a resposta imunológica ter uma reatividade cruzada: acabar dando positivo para várias outras coisas.”

“Não tem nenhuma gravidade, do ponto de vista que a pessoa não está realmente infectada, mas a contraprova é importante”, diz Cunha-Neto.

Fonte:G1