sábado, 29 de maio de 2010

Palavras têm poder


Palavras mágicas - quais você deve usar ou evitar

Algumas expressões condicionam especialmente o cérebro e influenciam as ações. Veja quais você deve usar e quais evitar, segundo as especialistas de neurolingüística Deborah Epelman e Maria Olívia de Almeida:
• Ainda - Uma palavra positiva que abre muitas possibilidades. Por exemplo, na frase "não tenho namorado ainda". Está a implícita a idéia que posso não ter alguém neste momento, mas que isso só é questão de tempo.
Mas atenção: evite dizer frases como "com tantos assaltos por aí, nunca fui assaltado ainda".
• Tentar - Verbo de má vontade, este. "Não sei, vou tentar", então, é ainda pior. É quase uma frase declarada de que é possível tentar, mas é difícil conseguir.
• Experimentar - Ótimo verbo. Experimentar inclui ação, curiosidade. Substitua a frase "vou tentar" por "vou experimentar". A segunda é muito mais dinâmica.
• É difícil - Expressão bloqueadora, paralizante. Ela retira a energia necessária para a ação. Troque pela expressão "é desafiante" ou "é um desafio". Essa simples troca pode abrir uma maior possibilidade de sucesso.
• Gostaria, queria - Usar esses verbos no futuro do pretérito distancia ainda o objetivo. Eles devem ser empregados sempre no presente: "Eu quero" ou "eu gosto".
• Mas - "A gente só conhece o que uma pessoa realmente pensa da outras depois do 'mas'", diz um ditado americano. O "mas" suaviza o que foi dito até aquele momento e enfatiza o que vem depois. O ideal é dizer antes o que desaprovamos. Por exemplo: "Ela é superficial, mas é inteligente e capaz".
• Nunca, jamais, sempre - Expressões que restringem a realidade. Ninguém pode dizer que nunca fará ou será tal coisa - não controlamos a vida a esse ponto.
• Não - O cérebro não registra o não quando acompanhado de uma imagem. Por exemplo, quando se diz "não pense num gatinho", a primeira coisa que se pensa é justamente num gatinho - o não é simplesmente ignorado. Por exemplo, pessoas que dizem "não quero gritar igual minha mãe" cada vez que dizem isso têm um flash de milésimos de segundo da imagem da mãe gritando. O que está sendo reforçado é essa imagem, e não o contrário.
O não só é registrado no cérebro quando é uma negativa simples - o "não quero" ou o "não posso", por exemplo - e quando vem desacompanhado de uma imagem.

Texto: Liane Camargo de Almeida Alves
Reportagem Fotográfica:Ana Paula Lopes e Cristina Tolovi
Fotos: Mari Queiroz
Fonte: Bons fluidos

domingo, 23 de maio de 2010

Sedentarismo: Por que faz tão mal ficar parado?

Publicado originalmente na gazetaweb.globo.com - 10/07/2009


A falta de exercício pode ser um fator de risco tão grave para o coração quanto a hipertensão, diabetes, tabagismo, colesterol alto ou obesidade - e, se associado a esses, pior ainda. Para se ter uma ideia, de acordo com os dados da Organização Mundial de Saúde, 70% da população mundial é sedentária. E a falta de atividade física, somada a uma alimentação não-balanceada, é responsável por 54% do número de mortes por infarto. Já um estilo de vida ativo pode ajudar a reduzir o risco de morte em até 40%.

Por que estilo de vida ativo faz tão bem à saúde?

"Isso porque a atividade física ajuda a baixar os níveis de colesterol e melhorar o controle do diabetes, além de auxiliar no equilíbrio da pressão arterial e melhorar a capacidade respiratória", explica o cardiologista Marcos Bubna. "São atividades simples, como caminhada, corrida, natação ou andar de bicicleta, que podem salvar muitas vidas", completa.

Qual o mínimo de atividade física para deixar de ser sedentário?

O ideal, segundo os parâmetros da Sociedade Brasileira de Cardiologia, é praticar uma atividade aeróbica pelo menos quatro dias por semana, com um mínimo de 40 minutos de duração, que podem ser divididos em dois ou três períodos diários. "Antes de iniciar seu programa de atividade física é muito importante um bom check-up do coração, um eletrocardiograma, o teste de esforço e a consulta com um cardiologista. Esse cuidado pode dar muito mais segurança ao exercício e para prevenção cardíaca", reforça Bubna.

A Associação Brasileira de Qualidade de Vida defende, inclusive, que os executivos que se exercitam tendem a render mais no trabalho. Tanto, que algumas empresas chegam a adotar programas de incentivo para combater o sedentarismo - como adotar as escadas no lugar do elevador para subir.

Veja algumas dicas simples para deixar o sedentarismo de lado

- Adotar quatro dias na semana para fazer uma caminhada. Além dos benefícios para o coração, a prática ajuda no bem-estar;

- Preferir as escadas ao invés do elevador;

- Estacionar o carro em um local um pouco mais distante do destino;

- Dispensar a escada rolante nos shoppings;

- Levantar para falar com o colega, ao invés de chamá-lo pelo telefone ou pelo computador.

domingo, 16 de maio de 2010

Numerologia Pitagórica: uma ferramenta para o “Autoconhecimento”

Um paralelo entre a visão psicológica e este conhecimento milenar

A numerologia nos foi passada por gregos e romanos desde os tempos remotos. Pitágoras (571-70 a.C a 497-96 a.C) filósofo e matemático grego do século VI a.C. foi considerado precursor e "Pai da Numerologia". Ele estabeleceu uma relação dos números com os arquétipos, isto é, conceito usado na psicologia e criado pelo psiquiatra suíço Carl Gustav Yung (1875-1961). Yung desenvolveu e definiu a ideia dos arquétipos como conteúdos psíquicos do inconsciente coletivo ou ainda símbolos comuns a toda a humanidade.

Para entendermos melhor os símbolos e arquétipos, é necessário explicar o conceito de inconsciente coletivo que Yung definiu como a camada mais profunda da psique humana. Ele é constituído pelos materiais que foram herdados da humanidade. É nele que residem os traços funcionais, tais como imagens virtuais, que seriam comuns a todos os seres humanos.
Jâmblico ( 300 d.C.) filósofo neoplatônico assírico, escreveu a Vida de Pitágoras e registrou que o mestre vivia repetindo aos discípulos: “Todas as coisas se assemelham aos números”.
Atualmente o homem continua usando os números como meio de acesso ao conhecimento, que está além de sua mente racional.
Desde os primórdios, a matemática está presente na vida do homem assim como a numerologia, mascarada em todas as suas potencialidades.
O objetivo da numerologia é o crescimento pessoal humano em todos os seus potenciais. À medida que nos conhecemos e nos relacionamos com as pessoas, mais saudável será nossa relação com a sociedade que estamos inseridos.
Já que a numerologia estuda os arquétipos qualitativos, são necessários o nome e a data de nascimento completo e original, que serão convertidos através de uma tabela na qual se estuda a personalidade, os caminhos da vida, as dificuldades, os potenciais e os desafios de cada um. Ou ainda, o número tem uma vibração própria que revela e influencia uma pessoa, situação, comunidade ou empresa.
Numerologia significa o estudo dos arquétipos numéricos em seu valor qualitativo. Os tipos de numerologia são: numerologia Pitagórica, numerologia Cabalística, numerologia Tântrica entre outras. Podemos realizar os seguintes mapas através deste instrumento: numerologia pessoal, empresarial, sinastria (compatibilidade entre duas pessoas. Ex. relacionamentos sociais, afetivos, amizades...), estudo da assinatura (apresentação da pessoa perante o mundo), saúde e previsão do ano pessoal.
Através da numerologia empresarial pode-se detectar o momento atual, além de diagnosticar todas as tendências futuras que a empresa enfrentará e trabalhar ações em conjunto com os sócios ou diretores, dando suporte para decisões em vários níveis. Podemos ainda compatibilizar a razão social, a data de fundação, o tipo de produto, o nível de relacionamento com os sócios e diretores, o relacionamento com funcionários, clientes, efetuando uma análise global de todos os pontos positivos e a serem desenvolvidos. As áreas que podemos aplicar esta análise é em Recursos Humanos / Marketing / Investimentos / Análise do Nome da Empresa / Análise dos Produtos / Análise das Marcas / Sinastria entre Sócios, Diretores e Funcionários / Análise dos Fornecedores, Etc.
Ela pretende analisar as influências das vibrações na nossa vida, sem nenhuma intenção de se fazer previsões, como muitos imaginam.
Já que através da numerologia podemos compreender melhor o ser humano e auxiliá-lo na reflexão do planejamento de ações presentes e futuras, podemos da mesma forma entendê-la como mais uma ferramenta que nos possibilita o autoconhecimento e com ela a busca de uma vida emocional e relações interpessoais saudáveis; resultando assim, uma maior qualidade de vida e bem estar para quem se utiliza de mais esta possibilidade para conhecer-se.
“A Evolução é a Lei da Vida, o Número é a Lei do Universo, a Unidade é a Lei de Deus.” (Pitágoras)


Silvia Ligabue
Psicoterapeuta, numeróloga
Consultora em Programas de Qualidade de Vida no Trabalho
ligabue@grupopsicon.com.br

domingo, 9 de maio de 2010

O melhor peixe para cada parte do corpo

Um alimento tão completo não pode ficar fora da sua dieta diária. Principalmente agora, que os nutricionistas descobriram qual tipo de pescado faz bem para coração, pulmões, olhos...

Todo mundo sabe que comer peixe faz bem à saúde, principalmente a do coração. O que talvez seja novidade para algumas pessoas é que os pescados, dependendo da espécie, benefi - ciam muitas outras partes do corpo. O bacalhau, por exemplo, é ótimo para o desenvolvimento e a fortifi cação dos ossos e dos dentes, pois é rico em fósforo. Já o atum tem alto teor de ferro, essencial para o transporte de oxigênio e a formação de glóbulos vermelhos no sangue, prevenindo anemias.

Independentemente do tipo, a maioria dos peixes é rica em proteínas, tem grande quantidade de fósforo, iodo, cobalto, e cálcio — possui quatro vezes mais cálcio que os outros tipos de carne. Os pescados também contêm vitaminas A, E, do complexo B e, principalmente, D, que possui importante atuação na calcifi cação óssea, o que ajuda na prevenção da osteoporose. Mas, sem dúvida, seu principal nutriente é o ômega-3, que diminui o risco de doenças cardíacas e contribui para o desenvolvimento cerebral e a regeneração das células nervosas. E, por agir nessas células, também pode ajudar no combate à depressão e à ansiedade.

Para saber o que os peixes podem fazer pelo seu organismo, a VivaSaúde conversou com especialistas em Nutrição que elegeram dez tipos de peixes repletos em nutrientes e indispensáveis para o bom funcionamento de cada parte do corpo. Terminada a leitura desta matéria, será fácil decidir qual a melhor opção para a sua saúde.

OS CAMPEÕES DE ÔMEGA-3
Veja a quantidade deste nutriente presente em 100 g de alguns peixes:
Arenque: 1,2 a 3,1 gramas.
Sardinha: 1,5 a 2,5 gramas.
Salmão: 1,0 a 1,4 grama.
Atum: 0,5 a 1,6 grama.
Bacalhau: 0,2 a 0,3 grama.
Linguado: 0,2 a 0,3 grama.

Fonte:uol