segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Proximidade do verão reforça os cuidados com a saúde

Idosos e crianças são os mais expostos aos problemas do verão.
Dermatites, desidratação e insolação inspiram cuidados.

Do G1, em São Paulo

Dia 21 de dezembro começa oficialmente o verão no hemisfério Sul. Ainda que na maior parte do país o sol e as altas temperaturas predominem durante quase o ano todo, a chegada da nova estação traz também novas preocupações com a saúde. É claro que dá para aproveitar o que o verão tem de bom, mas os médicos alertam, bom senso é a regra.


Alimentação leve, boa hidratação, roupas adequadas ao clima e usar filtro solar para se proteger contra os raios UVB – que podem causar de envelhecimento precoce ao câncer de pele – são os cuidados mais lembrados pelos especialistas.



Os problemas dermatológicos são os mais comuns nesta época, muitas vezes por motivos que as pessoas nem imaginam, “O sol diminui a resistência imunológica da pele e isso pode provocar infecções”, explica a dermatologista Ediléia Bagatin, do Departamento de Dermatologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

" O idoso tem menos sede que os mais jovens, porém perdem água pelo suor da mesma forma"

Se você tem filhos pequenos também deve ficar atento. As crianças, em especial os bebês, costumam sofrer mais no calor. “Hidratação e cuidado com a roupa das crianças”, é a recomendação da médica.


Ela lembra que no verão, os bebês podem apresentar um problema bastante comum chamado miliária, a popular brotoeja. Ela se caracteriza pelas fortes coceiras que incomodam as crianças e aparece quando há retenção de suor pela epiderme, mais um motivo para ficar atento e dar preferência às roupas leves.


No entanto, não só os bebês e as crianças sofrem com o calor. Os idosos também merecem atenção especial.

“O idoso tem menos sede que os mais jovens, porém perdem água pelo suor da mesma forma”, explica o geriatra Clineu Almada, da Unifesp. “Isso pode levar à desidratação, o que é bastante comum nesta época.”


Outro aspecto que deve despertar atenção é o fato de que os idosos também não sentem tanto calor quanto os mais jovens. “Na verdade, eles sentem até mais frio”, diz Almada, chamando atenção para a importância de usar roupas adequadas ao calor.

Pressão alta x calor
Para os idosos com hipertensão, e ele são quase a metade dessa população no país, os cuidados devem ser dobrados. Muitas vezes, é necessária uma visita ao médico para adequar a dosagem da medicação.


Diuréticos, ansiolíticos e analgésicos podem abaixar ainda mais a pressão, que já tem a tendência de diminuir no calor. “Quanto mais frágil é o idoso mais é preciso ajustar a medicação, pois no calor o equilíbrio se dá em concentrações diferentes”, afirma o geriatra da Unifesp.


Para enfrentar bem a estação mais quente do ano, Almada recomenda que os idosos tomem o cuidado de usar roupas adequadas e se hidratem bem, sem esquecer de que as frutas podem ser uma boa opção de alimentação leve e que contém água.



Os problemas mais comuns nesta época do ano e que podem ser evitados seguindo os conselhos dos especialistas:



Insolação - A exposição excessiva ao sol pode causar dor de cabeça, tontura e até mesmo a inconsciência.



Dermatites - As infeções de pele são comuns no verão, causada principalmente pela exposição excessiva ao sol.



Desidratação - O problema é pior para crianças e idosos. As crianças, por ter proporção maior de água no organismo e os idosos por terem menor capacidade de reter líquido.



Intoxicação alimentar - No verão é comum as pessoas se alimentarem na praia, clube ou em locais que não garantem a higiene necessária para a conservação e preparo dos alimentos. Dor de cabeça, diarreia e até desidratação podem ser as consequências.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Workshop: DESPERTE SUA MULHER INTERIOR


O objetivo deste workshop é proporcionar através de reflexões sobre as seis Deusas Gregas (ATENA, ARTEMIS, AFRODITE, HERA, DEMETER, PERSÉFONE) que descrevem tipos específicos da personalidade feminina, a conscientização do potencial e desafios que a mulher possui no momento e o possível desenvolvimento dos mesmos.

Possibilidades de transformações, levando a mulher ao encontro do auto conhecimento, reconhecendo assim, sua liberdade e sensualidade já esquecidas por “ imposição” da sociedade em que vivemos.

Através de vivências, desbloquear e ativar o campo afetivo para realização neste aspecto, tão importante para o ser humano.

Das 9:00 ás 13:00h
Duração: 4 horas, Apostilado
Próxima data: 28/11/2009
Local: Sede do Grupo Psicon-Chácara Santo Antonio-São Paulo-SP
Investimento: R$80,00
Tels. 11 2865-4845/ 9129-6351/5182-4544
Confirme sua presença até dia 25/11

terça-feira, 17 de novembro de 2009

16 de novembro




DIA DO NÃO FUMAR



SEMEIE ESTA IDÉIA, A ESCOLHA É SUA!
PROGRAMA ANTITABAGISMO GRUPO PSICON
CONSULTE-NOS, 11 2865-4845

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

DIA MUNDIAL DA GENTILEZA-13 DE NOVEMBRO






SER GENTIL, É SER SAUDÁVEL!!!


Você já foi gentil hoje?


www.grupopsicon.com.br

sábado, 7 de novembro de 2009

Ter atitude para ter qualidade de vida!


Qualidade de vida e bem estar são temas cada vez mais abordados pelas empresas, na mídia e pelas pessoas que refletem seus valores em relação a vida.
A expectativa de vida do brasileiro, em 2050, será de 81,29 anos, segundo estudo divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Os fatores responsáveis pelo envelhecimento de um país são a baixa taxa de fertilidade (pelo baixo número de filhos dos casais modernos) e aumento da longevidade (maior descoberta de doenças, seus devidos tratamentos e melhora na qualidade de vida).
O maior desafio que enfrentamos para obtermos qualidade de vida é a mudança dos maus hábitos.
Os hábitos saudáveis devem ser transformados em valor pessoal.
Bem estar é uma forma consciente de pensar. É fazer a escolha e assumir responsabilidade por uma qualidade de vida, é mais do que ter saúde.
Para que isto ocorra é necessário que as pessoas, não foquem só o trabalho, atente-se a sua vida social, façam atividade física, busquem atividades culturais, entre outros.
Que seu equilíbrio físico, emocional e social seja um objetivo a ser alcançado.
Devemos acreditar que é possível esta mudança, desde que a desejamos. É preciso optar por viver melhor e trabalhar nesta direção.
Se temos como essencial viver muito e viver bem, não há por que postergar os cuidados com os fatores fundamentais para uma melhor qualidade de vida.
Talvez devemos não repetir o que a musica dos titãs no faz pensar... Devia ter complicado menos, trabalhado menos, ter visto o sol se pôr...
No livro “A Última Grande geração”, Mitch Albom, nos ínsita a uma reflexão que pode nos auxiliar, nos diz que embora todos saibam que vão morrer, iludem-se a respeito disto. No começo de cada dia seria bom fazer como os budistas e perguntar a um passarinho: “É hoje que eu vou morrer? Estou preparado? Estou fazendo tudo que preciso fazer? Estou sendo a pessoa que quero ser?"

Dicas para melhorar sua qualidade de vida:

Mexa-se! - Faça atividade física 30 minutos por dia, durante cinco dias semanais. Troque o elevador pela escada, desça um ponto antes e caminhe até o seu trabalho....

Alimente-se de forma saudável- Reduza o consumo de alimentos muito energéticos, como biscoitos, doces, bebidas açucaradas e todo tipo de fast food, acrescente em sua alimentação cinco porçoes diarias de frutas e hortaliças. Coma grãos e cereias, mas cuidado com sua conservação, pois a umidade favorece o crescimento de fungos.

Busque um sono adequado- Um sono melhor, mais profundo e reparador. É por meio deste descanso diário que garantimos a qualidade de nossa saúde física e mental. Atente-se aos maus hábitos que não favorecem o sono, os ruídos ao dormir por exemplo.


Viva um dia de cada vez – Vivendo o momento presente, a ansiedade tende a diminuir.

Planeje-se – Tenha um rumo a seguir para se sentir caminhando.
Espiritualidade - Desenvolva sua espiritualidade, não importa que crença você tenha, busque o significado e as respostas para a sua existência dentro de si.
Descarte : o ódio, a inveja, o rancor, o mau humor, as tristezas, não precisamos carregar sempre conosco.

Preserve o bom humor- Ele nos ajuda a enfrentar as tempestades da vida. Segundo estudo realizado na Harvard Medical School sobre envelhecimento, os otimistas bem humorados vivem mais e melhor que os pessimistas tristes.

Altruísmo - ajudar o próximo e praticar o bem. Seja feliz, fazendo os outros felizes.

Felicidade - Busque ser feliz todos os dias! Isso só depende de você. Faça suas escolhas buscando seu bem estar com alegria.



Silvia Ligabue
Psicóloga Clinica, especializada em Terapia Cognitiva Construtivista pela UNIP e em Promoção de Saúde pela FMUSP. Atua há 20 anos como psicóloga e em gerenciamento de ações e programas de Qualidade de vida em Empresas.
11 2865-4845/5182-4544
ligabue@grupopsicon.com.br
www.grupopsicon.com.br