quarta-feira, 23 de julho de 2008

A Terapia Floral

As gotas Florais (pingadas debaixo da língua) são usadas como terapia e medicação desde os aborígenes da Austrália até Paracelsus (alquimista suíço da Idade Média), mas foi Dr. Edward Bach (médico inglês do início do séc. XX) quem compilou e organizou a terapia com florais, que é de uso milenar; afirmava que o uso dos florais não substitui o tratamento médico convencional nem a psicoterapia. ”Se a necessidade for de médico procure-o, se é de psicólogo, vá encontrá-lo”.
No mundo moderno tão competitivo e desarmonioso em que vivemos cada vez mais abdicamos de nossos sonhos e verdades e afastando-nos de nossa essência interna (nosso eu de verdade) afastamo-nos assim de nossa energia vital e devemos nos atentar como diz o sábio ”Começamos a envelhecer e a morrer, quando deixamos os nossos sonhos, metas e motivos”.
A terapia floral ajuda a fazer esta reconexão com o nosso verdadeiro eu, melhorando assim a qualidade de vida. Na atualidade outros sistemas são usados com excelentes resultados, inclusive junto com os de Bach e são: Bush Australiano, Living Essences, Califórnia, Deserto, Alaska, Pacífico, Minas, Saint Germain e muitos outros.
Rose Mary Messias

segunda-feira, 14 de julho de 2008

MEDITAÇÃO

O estilo de vida que levamos é um fator de grande importância para a nossa saúde, pois está diretamente relacionado aos níveis de estresse. Para termos o controle do estresse podemos lançar mão de várias técnicas, dentre elas a meditação.
Conforme publicado em “O Estado de São Paulo”, em fevereiro, a agência do governo dos EUA responsável pelas pesquisas médicas (NIH, na sigla em inglês) reconheceu formalmente a meditação como prática terapêutica que pode ser associada à medicina convencional. Em maio, o Ministério da Saúde brasileiro baixou uma portaria em que incentiva postos de saúde e hospitais públicos a oferecer a meditação em todo o País.
Nas empresas essa iniciativa também já vem sendo adotada como forma de melhorar o ambiente de trabalho, a capacidade de concentração, os relacionamentos interpessoais, a produtividade e, conseqüentemente, os resultados alcançados.
Meditar é aquietar a mente, o que possibilita a reorganização dos pensamentos e o restabelecimento do equilíbrio físico e mental. Essa prática milenar estabiliza a produção hormonal, trazendo impacto direto à nossa saúde. Serve para prevenir doenças, tornando-nos mais resistentes.
Alguns minutos de paz, diariamente, têm o poder de nos fortalecer frente aos desafios e adversidades a que estamos expostos todo o tempo. E, o mais importante, é uma técnica que não tem contra-indicação ou efeitos colaterais, é de fácil aplicação e sem custo.
Aurea Magalhães
grupopsicon@grupopsicon.com.br

terça-feira, 8 de julho de 2008

Cromoterapia

A Cromoterapia é a ciência que utiliza a vibração das cores do espectro solar para restaurar o equilíbrio físico-energético do corpo.

A Cromoterapia é conhecida e utilizada pelo homem desde as antigas civilizações como o Egito antigo, Índia, Grécia e China.

Posteriormente as cores e suas vibrações foram estudadas por grandes pesquisadores, pensadores e cientistas como Issac Newton, Johann Wolfgang Von Goethe, Renê Nunes, entre outros.

É reconhecida pela Organização Mundial da Saúde desde 1976.

A vibração de cada cor pode ser emanada e introduzida no sistema físico-energético através do alimento, de água solarizada, absorção da luz solar ou luz artificial, mentalizações, roupas, cores do ambiente, entre outros.

Através da Cromoterapia podemos tratar inúmeras disfunções do físico, emocional, mental e espiritual, desfazendo-se bloqueios energéticos.

A Cromoterapia é uma técnica com ótimos resultados que auxiliam o ser humano na sua procura pelo bem-estar e equilíbrio.

Auxilia em várias disfunções:

Orgânicas:
Pressão alta ou baixa, cefaléia, gastrite, úlcera, bronquite, sinusite, anemia, etc.
Equilibra e recupera as disfunções de todo o sistema orgânico (digestivo, urinário, respiratório, nervoso, ósseo, etc.).

Emocionais:
Depressão, síndrome do pânico, baixa auto-estima, problemas de relacionamento, bloqueios emocionais e mentais de qualquer origem, medo em geral, ansiedade, mágoa, etc.
Regina Ribeiro

domingo, 6 de julho de 2008

O teatro como instrumento na busca do Bem Estar

" O teatro com seu estilo lúdico, da fantasia, do sonho, oferece ao individuo expor seu poder de criação. Este poder é único e existe dentro de cada um de nós. Na sua prática e na liberdade expressamos nossas emoções, assim, lentamente no decorrer do tempo o que era fantasia se transforma em realidade."
Eduardo Ligabue
eduardo@grupopsicon.com.br
Ator e Diretor de Teatro

TERAPIA COGNITIVA

" A terapia cognitiva tem demonstrado grande êxito nos tratamentos de várias patologias. É um modelo utilizado para auxiliar as mudanças de estilos de vida para a prevenção de futuras doenças "A Terapia cognitiva é baseada no modelo cognitivo (imagem de como concebemos o mundo através de nossos pensamentos) onde acredita -se que nossos comportamentos e emoções são sustentados por pensamentos e crenças adquiridas ao longo de nossa vida.Estes pensamentos se forem disfuncionais (sem função para nosso momento vivido) é sinal que nossa harmonia mental, física e social está prejudicada.Estes pensamentos, por muitas vezes, são inconscientes e tão rápidos que os denominamos pensamentos automáticos. Eles podem ter uma boa ou má qualidade.Este modelo busca com o cliente, a identificação e a modificação destes pensamentos automáticos disfuncionais.Podemos citar um exemplo:Situação: Ler um LivroTenho como Crença: Eu sou incompetentePensamentos Automáticos: Isso é difícil demaisJamais entenderia Isto.Reação Emocional: TristezaComportamental: Fecho o LivroFisiológica: Peso no abdômenEsta psicoterapia foi desenvolvida por Aaron Beck na década de 60, na Universidade de Pensilvânia nos EUA, através de sua experiência clinica com pacientes depressivos. Tem demonstrado grande êxito nos tratamentos de várias patologias clinicas, tais como: Transtornos de Humor: Depressão - Endógena e Reativa, entre outras; Transtornos de ansiedade – Síndrome do Pânico, Timidez e Insegurança, transtorno de ansiedade generalizada.É um modelo também utilizado em promoção de saúde para auxiliar a mudança de hábito e comportamento e assim prevenir doenças.A desistência do uso do Tabaco (que é hoje a maior causa de morte evitável no mundo), a escolha de uma alimentação mais saudável, objetivando assim, além da melhora na qualidade da alimentação a diminuição do sobre peso, da obesidade, evitando – se várias doenças, uma melhor qualidade do sono, que acaba sendo um gerador de stress e vice-versa. O fim do sedentarismo....Como promotores de saúde não vamos trabalhar com os fatores estressores, mas sim com a mudança de hábitos dos indivíduos, melhorando assim sua Qualidade de Vida.
Silvia Ligabue
Psicóloga Clinica

REFLEXOLOGIA

A Reflexologia baseia-se no principio de que todos os órgãos do corpo, inclusive o cérebro, estão conectados através de canais de energia ativados em pontos em nossos pés. Portanto, quando nossos pés estão cansados, assim está nossa mente e corpo. Ao trabalhar nesses reflexos, reduzimos a tensão em todo o corpo. A energia está sempre fluindo através de canais ou zonas no corpo, que terminam formando os pontos reflexos nos pés e mãos.
Fabio Boletta
Fisioterapeuta
grupopsicon@grupopsicon.com.br